segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dicas para passar em um concurso público




Especialista dá dicas para passar em um concurso público

1. A primeira coisa que alguém que decidiu se preparar para concursos públicos precisa saber é que existem procedimentos e atitudes fundamentais para propiciar o sucesso.

2. Assuma uma atitude positiva e vitoriosa. Focalize seu desejo de realização no seu sonho de aprovação.

3. Estudar com antecedência SEMPRE. Lembre-se que passar em concurso é projeto de médio / longo prazo. Nunca deixe para estudar apenas quando o edital é publicado.

4. O concurseiro é como um atleta: quanto mais treino melhor a performance. Portanto, o exercício do concurseiro é o estudo sistemático.

5. Dominar a norma culta e as regras gramaticais da Língua Portuguesa é passo fundamental no processo de preparação para concursos públicos. Isso também se refere à interpretação de texto. Um percentual relevante das possibilidades de acerto de uma questão se refere à sua correta interpretação.

6. Os candidatos que se planejam, que se auto-analisam, que se organizam adequadamente e que sabem administrar o tempo, em geral, apresentam bastante vantagem competitiva em relação aos demais.
7. O sucesso em concursos, de modo geral, está relacionado a uma experiência cumulativa. Isto é, quanto mais concursos você faz, mais você ganha segurança e domínio das estratégias de prova.

8. As provas são compostas por questões fáceis, medianas e difíceis. É importante analisá-las previamente para que sobre algum tempo para a resolução das perguntas mais complexas.

9. Apostar as fichas em vários concursos é importante. Lembre-se que você pode estar trabalhando naquela empresa pública que não era dos seus sonhos, enquanto você espera sair o edital da instituição que você deseja. Este é o famoso "concurso escada". O salário que você já estará ganhando é que irá subsidiar o seu sonho. Além disso, você terá mais tempo e dinheiro para investir nos seus estudos. Fora que não terá mais a pressão e a expectativa sobre você quanto à sua aprovação.

10. Não se deixar tomar pela ansiedade. São muito raros os casos de pessoas que passam nos primeiros concursos que fazem. Vejam a história das pessoas que atingiram o sucesso em concursos. Certamente, são pessoas que se auto-superaram, aprenderam mediante as próprias limitações / frustrações e não se intimidaram com o fracasso.

11. Dormir bem é muito importante. O sono é fundamental para a fixação do conhecimento.
Cuide do estado emocional. Faça psicoterapia, yoga, meditação, relaxamento, atividades físicas. Em suma, o que for necessário para manter o seu equilíbrio mental e físico. Muitos excelentes candidatos têm fracassado por falta de controle emocional e estresse.


Erros que o concurseiro comete
  • Começar a estudar apenas quando o edital é publicado.
  • Estudar sem planejamento, sem organização e sem objetividade. O fracasso normalmente está relacionado à falta de metodologia de estudo.
  • Apostar todas as "fichas" em apenas um concurso.
  • Achar que vai passar no primeiro concurso que faz.
  • Achar que pode passar em todo e qualquer concurso. O candidato precisa lidar com as próprias limitações.
  • Desistir diante do primeiro fracasso.
  • Dar ouvidos a histórias de sucesso meteórico, tais como a de candidatos que se colocam como superdotados, que nem estudaram para o concurso, que gabaritaram a prova, etc... Estas histórias são falaciosas e omitem todo esforço pessoal do indivíduo até a aprovação.
  • Subestimar os conhecimentos básicos exigidos nos concursos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Informática, Raciocínio Lógico, etc...)
  • Estudar demasiadamente, sem respeitar horas de descanso, sono e algum lazer.
  • Não cuidar do equilíbrio emocional, exigindo mais de si mesmo, além das suas possibilidades.

Gostei muito das dicas, li no http://www.jornaltribunadaregiao.com.br/index.php?page=noticia&codigo_noticia=415 , só para completar lembrem-se: "Concurso não se faz para passar , mas até passar." William Douglas


Bons estudos ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário